top of page

AméricoMartins

Américo
Martins

Iniciou os seus estudos musicais e de Violoncelo na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE) aos 12 anos na classe do Professor José Pereira de Sousa, tendo terminado os seus estudos em violoncelo na classe do mesmo Professor. Durante a sua formação nesta mesma Escola foi Primeiro Violoncelo da Orquestra ARTAVE, tendo realizado inúmeros concertos em Portugal, Espanha e Brasil sendo convidado para integrar a Orquestra AIDIMOS com jovens de toda a Europa. Terminada a sua formação na ARTAVE, ingressa na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) no Porto onde se Licenciou em Violoncelo, na classe do Professor Jed Barahal. Durante os seus estudos nesta Escola foi Primeiro Violoncelo da Orquestra Sinfónica da ESMAE, tendo realizado concertos a solo com a mesma. Mais tarde estuda Violoncelo com os Professores Miguel  Rocha, Filipe Quaresma e

Vicente Chuaqui e participou em inúmeras Masterclasses em Portugal, Espanha, Alemanha, França e Suiça com Violoncelistas de renome mundial, dos quais se destacam Lluís Claret, Marin Cazacu, Aage Kvalben, Igor Gavritch, Márcio Carneiro, Amit Pelled, Maria de Macedo e Anatolin Nikitin. É detentor do Mestrado em Ensino da Música pela ESMAE e pela Escola Superior de Educação no Porto.
Colaborou com diversas orquestras nomeadamente Orquestra do Norte, Orquestra das Beiras e Orquestra de Câmara Jean Piaget e foi Primeiro Violoncelo na Orquestra Clássica do Centro onde realizou concertos a solo com esta mesma Orquestra. Foi instrumentista convidado da Orquestra do Algarve e foi, desde 1996 até 2017, instrumentista convidado da atual Orquestra Sinfónica do Porto - Casa da Música, tendo realizado concertos em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Brasil e Macau. Foi membro dos Ensembles de Violoncelo Guilhermina Suggia, Porto Cello e foi membro do Azembla’s Quartet.
Atualmente leciona no Conservatório de Música de Barcelos.

©2024. Ibertrio

bottom of page