
Nuno Meira
Iniciou os seus estudos de Violino com o Professor Carlos Carneiro e prosseguiu com o Professor Vítor Diamantino na Sociedade Martins Sarmento. Em 1995 ingressou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE), na classe do Professor António Soares. Realiza a Licenciatura de Violino no Royal College of Music (Londres), com a Professora Ani Schnarch. Em 2005 foi-lhe atribuída uma Bolsa de estudos pela Fundação Calouste Gulbenkian, a fim de realizar uma Pós-Graduação no Royal College of Music na classe da Professora Ani Schnarch. Em 2015 concluiu o Mestrado em Ciências da Educação, Música, na Universidade Católica Portuguesa.
Em 2005 é admitido na Orquestra da União Europeia e posteriormente ganha o lugar de Assistente de Concertino na Orquestra do Algarve. Aí permanece 4 anos tendo sido durante cerca de 2 anos também concertino desta orquestra.
Neste momento é o Concertino da Orquestra de Guimarães e da Orquestra de Estúdio Arnema. Tem orientado Masterclasses e Workshops no Conservatório de Música de Barcelos, no Conservatório Calouste Gulbenkian em Aveiro, na Academia de Música de Paços de Brandão, na Academia de Música Costa Cabral, no Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, no Conservatório de Música e Dança de Bragança e no Conservatório de Música de Porto, entre outros. Foi júri convidado pelos concursos Paços Premium, Concurso Capela e Concurso Cidade do Porto e é um dos responsáveis pela secção de violino no Concurso Pequenos Galinhos em Barcelos. Tem-se apresentado regularmente a solo com várias orquestras como Orquestra do Algarve, Orquestra Artave ou Orquestra de Guimarães e estreou em Outubro de 2023 o Primeiro Concerto para Violino e Orquestra de Cordas de Sérgio Azevedo.
Atualmente leciona Violino na Universidade do Minho e no Conservatório de Música de Barcelos.